Sexta-feira, Maio 17, 2024
InícioCapaProjeto Social Futsal completa um ano e atende cerca de 80 jovens,...

Projeto Social Futsal completa um ano e atende cerca de 80 jovens, se destacando na região.

Wagner William da Silva Farias, 28, apaixonado pelo esporte, chegou de Ji-Paraná para Cerejeiras há 7 anos. Percebendo que o Futsal não era um prioridades dentre os esportes conhecidos na cidade, viu a necessidade de desenvolver algo sobre, uma vez que desde criança praticava o esporte.

Sem formação acadêmica, mas com muita força de vontade e estudos independentes, Wagner tem prestado um serviço importante a comunidade, pois reuniu alguns jovens que conheceu na cidade e juntos criaram um time adulto de futsal, com jovens com a idade até 20 anos.

O Projeto completou seu primeiro ano de atuação e chegou a marca de 80 inscritos dentre eles jovens de 13 a 20 anos. Chegaram a participar de campeonatos, abarcando em seus primeiros jogos uma colocação de destaque, ainda que muitos desses, não haviam participado de nenhum campeonato antes.

Histórico: Primeiros treinos

Os primeiros treinos aconteciam na quadra do estádio. Com o tempo, a quadra foi interditada para passar por reformas, desde então, a equipe ficou sem local para treinar. Wagner, que agora contava com a ajuda de alguns amigos para treinar os jovens, precisou improvisar, passando os treinos para a praça da Bíblia.

Mais tarde, já treinando jovens de 16 e 17 anos, participaram de um campeonato em Colorado, momento em que jovens se destacaram na categoria sub 17. Com o apoio da diretoria da E.E.E.F Castro Alves, que disponibilizou alguns horários para treino na quadra da escola, foi possível treinar em espaço mais adequado.

Crescimento do grupo

Como o Projeto começou a ser conhecido por mais jovens que também manifestaram o desejo de aprender e jogar, foi grande a procura de meninos na idade de 12 a 17 anos. Sendo assim, foram abertas a seletiva para participação em um campeonato de base em Cabixi, e criadas as categorias sub 13 e 15, firmando também a sub 17. Como disse Wagner “fizemos alguns treinamentos com todos ensinando o básico e fomos pra esse campeonato onde o sub 13 se sagrou campeão e os demais tiveram ótimos desempenho mesmo sendo o primeiro campeonato de muitos deles”

Foi a partir de então que todas as segundas-feiras iniciaram os treinos, agora já com maior seriedade, foi necessário desenvolver critérios para participar dos treinos: os menores, estudantes, devem frequentar a escola regularmente e levar a sério os estudos, ter o apoio dos pais nesse processo. Ou seja, o projeto não apenas para jogar, mas pensado em formar cidadãos comprometidos em outras áreas da vida.

“O projeto não é somente jogar bola, o nome que levamos é para que essas crianças possam se divertir jogando mais também estudar, ter compromisso com a escola com o futuro sendo com o futebol ou não tem que estudar.”, disse Wagner em entrevista.


Hoje o projeto conta com mais de 80 jovens de 12 aos 20 anos, sem ônus, contando com doações para compra de materiais que são necessários para continuidade dos trabalhos.

Atualmente

Wagner é o treinador de tática, e conta com o amigo Wilian e o Henrique nos treinos das equipes que continuam treinando a equipe adulta. O time adulto que conta com o apoio de um goleiro que foi profissional no Mato Grosso, João Carlos, este treina e prepara os goleiros.

Agradecimentos

O idealizador do Projeto agradece ao apoio de todos os pais, escola e amigos que tem sido o combustível para dar continuidade ao sonho de muitos jovens.

Para conhecer mais o Projeto, ele convida para assistir ao treino que acontece todas as segundas-feiras na quadra da Escola Castro Alves, a partir das 19 horas.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais populares

Comentários recentes

Você não pode copiar o conteúdo deste site.