Quinta-feira, Maio 2, 2024
InícioAgroPosto de coleta de embalagens de defensivos agrícolas, ainda sem funcionamento.

Posto de coleta de embalagens de defensivos agrícolas, ainda sem funcionamento.

Há poucos dias o Munícipio de Cerejeiras recebeu o prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, o que inclusive a credencia para uma competição em nível nacional. 

Entre as razões para tal conquista se encontra a indiscutível preocupação dom a conservação do meio ambiente e adoção de politicas que visam a sustentabilidade.

A aplicação de iniciativas inovadora visando a melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo, a implantação de metas para coleta seletiva de lixo, reciclagem, priorização de recuperação de matas ciliares, de captação de tratamento de agua e esgoto, são alguns dos itens de grande relevância.

Dentro desta linha de prioridades, a necessidade urgente da instalação de um posto de coleta e descarte de embalagens de defensivos agrícolas é tópico já considerado inadiável dada sua relevância.

As empresas que trabalham na revenda, representação, distribuição de herbicidas, fungicidas, inseticidas, adubos foliares e correlatos, tem o dever legal e conjunto de construírem e administrarem um galpão de recepção e triagem, evitando assim que os produtores sejam obrigados a conviver com montanhas de galões já utilizados em suas propriedades por anos a fio.

O Ministério Público já emitiu orientação acerca da necessidade de resolver este sério problema, lembrando que a região de Cerejeiras é a que possui a maior área plantada de grãos no Estado, dai porque se mostra inaceitável que este problema ainda não tenha sido resolvido. 

O local indicado pelo Munícipio, inclusive com promessa de cessão da área, para a construção do galpão é excelente, muito adequado, por estar próximo a estação de transbordo de resíduos sólidos, longe de leitos ou mananciais, com distancia razoável do centro urbano, mas sem que isto crie qualquer dificuldade para o encaminhamento e entrega dos volumes, faltando apenas uma definição quanto ao inicio e termino da construção e seu funcionamento.

Os produtores poderiam simplesmente devolver nas lojas onde compraram os produtos , as embalagens vazias, e estes estabelecimentos se responsabilizariam por armazenar ou dar a destinação legal, mas o ideal é que todos participem de uma solução que beneficie a todos os envolvidos.

Aproveitando o grande evento da Agrocom, onde estarão presentes empresários do segmento, representantes das empresas, produtores, sindicatos e expressões politicas, seria um momento adequado para colocar um fim nesta novela que já se arrasta por anos sem solução.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais populares

Comentários recentes

Você não pode copiar o conteúdo deste site.