No último dia 11 de Abril, em Porto Velho, o município de Cerejeiras, recebeu o prêmio SEBRAE Prefeitura Empreendedora na Categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente. A Prefeita Lisete Marth, acompanhada do diretor de desenvolvimento econômico Fernando Lima e do Controlador Geral Interno municipal Creginaldo Leite representaram o município na entrega do prêmio.
Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora – PSPE
É um instrumento de reconhecimento, valorização e difusão de iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais (prefeitos, prefeitas, administradores e administradoras regionais) com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial.
O prêmio é dedicado a cada servidor que se empenha em fazer de Cerejeiras um lugar bom de viver, pelo trabalho realizado pela ASSOCER – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Cerejeiras, representada por Cristiane Aparecida de Souza e sua equipe de trabalho.
Desde 2014, ela realiza a coleta seletiva de lixo, uma forma ecológica de descartar o que não serve mais e transformar em novos produtos, que neste ano irá completar 10 anos de instalação em Cerejeiras e totaliza milhões de toneladas de materiais recicláveis que estão tendo uma destinação correta.
A cidade também conta com a estação de transbordo, que permitiu ao município eliminar o lixão a céu aberto, pois todo resíduo sólido urbano coletado é acondicionado diretamente em uma carreta e levado ao aterro sanitário, operado pela empresa MFM Soluções Ambientais, em Vilhena-RO, sendo esta uma destinação final ambientalmente correta.
Importante destacar também que o programa “Mudança de Hábitos; Geração Consciente: Recicle!” em parceria com o SICOOB CREDISUL na Escola Regina Sperfeld Sebold. Coordenado pela professora de Biologia Aureni Barbosa Freires Pinheiro.
Nesse projeto, os alunos levam de casa para a escola o material reciclável e recebem um valor fictício que posteriormente é convertido em valor real, em conta poupança na instituição financeira parceira.
As famílias participantes do projeto recebem ainda uma placa de identificação em sua residência. Assim, eles aprendem a importância de cuidar do planeta e ainda garantem um futuro melhor para todos.
Outra medida importante é a estação de tratamento de esgoto, que possui uma área de cobertura de 98% em todo o município. Sendo que 100% do esgoto coletado é tratado e devolvido ao rio após análises periódicas. Dessa forma, Cerejeiras preserva os recursos hídricos, evita a poluição e contribui para a garantia do saneamento básico da população.
O Projeto Barraginhas, que consiste em construir pequenas bacias escavadas no solo, com o objetivo de captar e reter as águas das chuvas que descem em enxurrada, controlando erosões e proporcionando a infiltração e armazenamento no solo. Esse projeto contribui para a preservação do solo e aumenta a sustentabilidade hídrica da região, pois promove a recarga dos lençóis freáticos, que abastecem nascentes, córregos e rios.
Por essas e outras iniciativas, Cerejeiras se destaca, tornando-se referência no estado de Rondônia, ganhando o primeiro lugar nesta categoria, e irá concorrer a nível Brasil.