Uma entidade que se fortalece para representar o produtor. Este é o perfil de transformação que o Sindicato Rural de Cerejeiras está passando neste ano de 2022.
A entidade foi fundada em 1995, quando um grupo de produtores rurais foram buscar caminhos para se defender das investidas, vindas de todos os lados, que já vinham contra o homem do campo na época. O primeiro presidente foi o produtor rural Sebastião Campoe, que mais tarde foi também vereador no município.
Depois disso, o Sindicato Rural de Cerejeiras passou por dez anos de inatividade, devido a uma série de dificuldades enfrentadas neste período.
Foi em 2009 que um novo grupo de produtores rurais se uniram novamente e reabriu o sindicato.
Neste novo período, a entidade teve como presidentes homens como Airton Gomes, que mais tarde foi prefeito de Cerejeiras, Edinilson Francisco, que foi uma referência na produção leiteira na região, e Jair Gollo, um dos primeiros produtores de soja de Rondônia a adotar modernas tecnologias produtivas.
Agora, em 2022, o Sindicato Rural de Cerejeiras está sob a liderança do produtor Jair Ferro, que foi eleito presidente da entidade em 2022.
Contador, advogado, empresário e produtor rural, o novo presidente uniu uma diretoria em torno da entidade que está transformando o perfil da organização.
Foi contratada uma profissional com ampla experiência em gestão de entidades associativistas, com 14 anos de experiência na área, para ajudar a reposicionar o Sindicato Rural de Cerejeiras como uma referência em representatividade e em buscar soluções para o homem do campo.
Dentro das ações está também o projeto de mudar a nomenclatura da entidade para Sindicato dos Produtores Rurais do Polo de Cerejeiras (ou algo neste sentido), com a intenção de deixar mais claro a atuação da entidade.
“Já temos pessoas que estão notando a diferença na atuação do sindicato”, diz Rodrigo Antonio de Mattos, que é tesoureiro na instituição.
O presidente Jair Ferro complementa que a intenção desta transformação é uma só: “Queremos apenas que o sindicato continue cumprindo sua função de representar e apoiar o produtor em todas as suas necessidades”.