As eleições estaduais são muito importantes para definir o futuro político dos municípios. É a partir dos resultados da disputa em nível estadual que as lideranças municipais se rearranjam para disputar a eleição local, que virá em seguida. E isso acontece também em Cerejeiras, ou seja, as eleições estaduais deste domingo tem implicações na eleição municipal em 2024.
Veja, abaixo, sete dessas implicações.
- Ezequiel Neiva sai fortalecido e terá um peso muito grande na próxima eleição para prefeito. Ele poderá lançar o filho, Wiveslando Neiva (que não foi eleito deputado federal, mas saiu do anonimato), ou o cunhado, Sinésio José, que quase levou a eleição municipal em 2020.
- O agro terá um peso fundamental nas eleições para prefeito em Cerejeiras em 2024, pois o senador eleito Jaime Bagattoli representa o setor.
- O vereador Erivelton Navarro sai fortalecido dessas eleições. Além de ser do agro, Erivelton se beneficia com a reeleição do aliado, deputado federal Coronel Chrisóstomo e, de certa forma, com a eleição de Jaime Bagattoli a senador.
- O deputado estadual Luizinho Goebel passa a ter menos peso político em Cerejeiras, pois teve votação menor, embora tenha sido eleito.
- Se Marcos Rogério vencer a eleição a governador no segundo turno, isso sacraliza a emergência de um grupo de direita para concorrer à prefeitura de Cerejeiras em 2024.
- Uma vez eleito senador, Jaime Bagattoli poderá viabilizar a pavimentação de mais rodovias na região de Cerejeiras, como a que passa por Cabixi e interliga os estados de Mato Grosso e Rondônia.
- O grupo Cassol sai menor nestas eleições, o que enfraquece a influência dos Cassol nas eleições municipais de Cerejeiras em 2024.