Na manhã desta segunda-feira, 29, em reunião em Porto Velho, Governador Marcos Rocha anunciou alguns investimentos que serão realizados em Rondônia. A implantação da Usina de Etanol (UER) em Cerejeiras e a construção de 36 substações da Energisa. De Cerejeiras foi uma comitiva acompanhou a prefeita Lisete Marth para esse lançamento.
A usina de Etanol é formada por um grupo de investidores Argentinos representado por Juan Manuel Ritacco (CEO-GBE) e Pablo Otero (Diretor de novos negócios) será instalada em Cerejeiras, com investimentos totalmente privado, as obras iniciarão em Maio de 2024 e a usina passará a operar em maio de 2026, além disso, a indústria de biocombustíveis produzirá Etanol a partir do milho.
Serão investidos mais de 420 milhões de reais na obra. A geração de mais de 130 empregos diretos, sem contar que o período de construção será em torno de mil trabalhadores temporários. A proposta que será movimentada na economia local cerca de 2,5 bilhões.
O site Agrishow digital publicou recentemente que o Brasil já produz anualmente 30 bilhões de litros de etanol, podendo elevar a produção para 50 bilhões de litros por ano até o final da década. Sendo que o etanol de milho tem participação relevante.
Para o Estado de Rondônia isso significa um grande avanço, e Cerejeiras, entra na história como sendo o primeiro município do Estado á receber a usina de Etanol de Milho.