As mulheres têm conquistado um merecido espaço em Cerejeiras. A cidade está repleta de exemplos de mulher na política, no empresariado e até no agro.
Para começar, a prefeita do município é mulher. Lisete Marth entrou para a política em 2012, quando disputou e foi eleita a vice na chapa do ex-prefeito Airton Gomes. Foi candidata ao mesmo cargo nas eleições de 2016 e em 2018 foi empossada como prefeita por conta da renúncia do titular. Em 2020, Lisete foi eleita para mais um mandato, no qual ocupa até hoje. Recentemente, a prefeita cerejeirense lutou contra um câncer de mama, fez cirurgia e venceu a doença, servindo de inspiração para as mulheres do município.
A presidente da Associação Empresarial de Cerejeiras (ACIC), a empresária Claudia Dutra, também é mulher. Determinada, a empreendedora, que atua no ramo de postos de gasolina, está à frente da entidade que representa o empresariado no município. A vice-presidente da ACIC, Celina Corso, também está entre as mulheres envolvidas na atividade representativa empresarial em Cerejeiras.
No campo, a pecuarista Ana Maria Chaves Monteiro é um exemplo. Viúva, a produtora rural enfrentou a vida e tocou o negócio da família mesmo após o falecimento do marido, o pecuarista Sebastião Gualberto de Carvalho, conhecido como Sr. Tãozinho, que faleceu em 2010. Com ajuda do restante da família, especialmente do filho Paulo Monteiro, Ana Maria hoje cuida do rebanho de gado do modelo de engorda de boi, sendo um exemplo para a atividade rural na região de Cerejeiras.
No âmbito judicial, a juíza Ligiane Zigiotto Bender, a defensora pública Bruna Straliote e inúmeras advogadas também marcam a presença da mulher neste importante campo de atuação.
Em nome dessas e outras mulheres, o site NOTÍCIAS DE CEREJEIRAS presta uma singela homenagem a cada mulher da região de Cerejeiras. Parabéns a todas vocês!