Neste ano de 2022, a Igreja Matriz Cristo Salvador faz 40 anos de atuação em Cerejeiras.
Mais que o aniversário de um templo religioso, no entanto, esta ocasião marca uma realidade mais profunda: a presença da prática e fé católica no município por quatro décadas.
O aniversário foi comemorado em maio, com a tradicional festa comunitária, que todo mundo gosta, seja católico ou não.
A Igreja Católica começou em Cerejeiras sendo fruto de um trabalho missionário do Sul do Brasil. Os padres-missionários eram enviados ao município para dar assistência ao fiel católico, uma vez que a ministração dos sacramentos é a marca forte desta vertente do Cristianismo.
Atualmente, a Igreja Matriz Cristo Salvador conta com dois padres, sendo que um deles, Edmilson Pereira de Oliveira, foi criado na região de Cerejeiras, em Cabixi. Já o outro, Lucien Ceralien, é um imigrante haitiano. Um diácono permanente, o cerejeirense Benevides Freitas, também atua na paróquia.
Três freiras também atuam em Cerejeiras, no tradicional trabalho de assistência social e espiritual exercido pelas religiosas.
A história da Igreja Católica no município deve ter este merecido destaque, pois a presença de uma instituição que preste assistência espiritual ao povo contribui, de formas que muitas vezes nem compreendemos, para o progresso, ou pelo menos para a estabilidade, da sociedade.
Quando o indivíduo enfrenta a dor, quando a crise o atinge, quando tudo mais não parece dar esperança, é num templo religioso que muitas vezes ele encontra refúgio.
Quando a culpa corrói o ser humano, uma confissão aos ouvidos de um discreto padre pode dar um novo fôlego de paz para o aflito.
O município de Cerejeiras é profundamente católico. A fé católica está presente em todas as formas de expressão social do cerejeirense. Segundo estimativas, pelo menos 48% dos moradores do município diz pertencer ao catolicismo.
E, por ter esta estima tão grande entre a nossa população, deixamos aqui os nossos parabéns pelas quatro décadas de atuação católica em Cerejeiras.