Sábado, Novembro 23, 2024
InícioCapaFormação em Libras realizado em Cerejeiras é destaque no Estado de Rondônia

Formação em Libras realizado em Cerejeiras é destaque no Estado de Rondônia

Dentre os ministrantes do curso, participaram intérpretes do Governador Marcos Rocha

Nesta sexta-feira, 06, aconteceu a conclusão do curso de Formação em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Com o tema “Equidade, desenvolvimento e cidadania e Língua Brasileira de Sinais – Libras”, o curso conta com 160 horas aulas, sendo que foi dividido em 4 etapas de 40 horas cada.

No auditório do Ministério Público em Cerejeiras, a solenidade de encerramento e entrega dos certificados do curso foi um momento de muita emoção, quando os cursistas realizaram apresentações que emocionaram os presentes.


Na organização do curso a Professora Lilian Arroyo da Rocha, sob a Coordenação da Professora Marlene Ribeiro (coordenadora regional de educação-CRE Cerejeiras) e equipe, o curso foi realizado sendo parte de uma das ações de Formação continuada do Governo Estadual, através da Gerência de Formação Pedagógica da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC.

Tendo como público alvo professores da educação da sala de aula regular, sala de recurso e técnico educacional, que são os cuidadores, e tendo demonstrado muito sucesso nas participações.

Os professores formadores são da SEDUC e se deslocavam de Porto Velho e Vilhena para Cerejeiras, sendo professora Clefer Fernanda Ramos Cardoso (professora e intérprete de libras) e o professor Jadilson Serafim (de Vilhena), que é surdo. Clefer, que faz parte da equipe da Gerência de formação da Seduc, também participa de eventos com o Governador como Intérprete.

“O Projeto de Lei 2403/2022 altera a Lei de Diretrizes Bases da Educação (LDB) para incluir a Língua Brasileira de Sinais no currículo da educação básica (da pré-escola ao ensino médio), torna necessário a capacitação de profissionais da educação nessa área, pois essa é a língua da comunidade surda. Essa comunidade que também frequenta uma comunidade majoritária que é a nossa comunidade de ouvintes, e os surdos estão em todos os lugares: lojas, comércios, supermercados, nada mais importante do que ter uma pessoa pronta para receber essa pessoa que está ali para conversar, se precisar de algo ter alguém que o entenda”, disse professora Clefer em entrevista, quando foi perguntada da necessidade de formação para profissionais da educação em Libras.

Em reportagem anterior, publicada no site oficial do Governo de Rondônia, o Estado foi destaque em formação continuada. Leia reportagem no link: https://rondonia.ro.gov.br/rondonia-e-destaque-em-formacao-continuada-para-professores-e-tecnicos-educacionais/

Fotos do evento.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais populares

Comentários recentes

Você não pode copiar o conteúdo deste site.