Quinta-feira, Novembro 21, 2024
InícioCapaForça tarefa trabalha em readequação do projeto de revitalização do rio que...

Força tarefa trabalha em readequação do projeto de revitalização do rio que abastece a área urbana em Cerejeiras

Uma força tarefa está trabalhando durante toda esta semana na readequação do projeto de revitalização do rio Igarapé Branco, conhecido como rio Araras. Os trabalhos estão sendo realizados na Câmara Municipal.

A equipe da força tarefa é composta de geógrafos, geólogos e engenheiros florestais, tanto do município quanto da capital e também de Rolim de Moura. Os especialistas integram o quadro de técnico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sedam).

Nesta quarta-feira, 7, pela manhã, a prefeita de Cerejeiras, Lisete Marth, participou das discussões com integrantes da força tarefa. À tarde, a prefeita acompanhou os membros da equipe ao imóvel do antigo CTG, que pertence ao município e onde será montado o viveiro para o projeto.

O engenheiro florestal Vinicius de Almeida dos Anjos, que trabalha no escritório da Sedam em Cerejeiras, explica a razão da necessidade de readequação do projeto de revitalização do rio Igarapé Branco. “Nas duas vezes que saiu a licitação, houve deserção, ou seja, nenhuma empresa se interessou. O motivo é que os preços estão defasados. Agora estamos readequando o projeto para fazer uma nova licitação”, diz.

A obra de revitalização do rio Igarapé Branco tem apoio do governo estadual, que destinou R$ 2,4 milhões para a obra. O município deverá adicionar uma contrapartida de 10% sobre esse valor.

O projeto inclui revitalizar o rio através do plantio de árvores em todo o leito do córrego, que são mais de 14 quilômetros desde a nascente em Colorado do Oeste até o ponto de captação de água para consumo humano em Cerejeiras. Como o Igarapé Branco nasce numa área arenosa, segundo explicam os técnicos da força tarefa, o assoreamento do curso d’água do rio é facilitado pela falta de vegetação, destruída pelo desmatamento em muitos pontos do leito do igarapé.

Para reflorestar a várzea do rio, a prefeitura construirá um viveiro que produzirá cem mil mudas de espécies nativas por ano.

O município também buscará parcerias com instituições de ensino, como a Unir e o Ifro, para executar o projeto, que será um plano de longo prazo.

Não há uma estimativa de quando o projeto deverá ser iniciado, uma vez que, segundo os técnicos, o processo de licitação pode levar um tempo que não dá para ser previsto.

O rio Igarapé Branco é a fonte da água tratada distribuída pela Caerd para mais de 40% das residências da área urbana de Cerejeiras. Em 2020, houve uma crise hídrica sem precedentes por conta da longa estiagem, que esvaziou a vazante do rio, deixando milhares de pessoas sem água por semanas a fio.

rildo
rildohttps://noticiasdecerejeiras.com.br
Ajudo a promover o desenvolvimento por meio da comunicação.
Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais populares

Comentários recentes

Você não pode copiar o conteúdo deste site.