A economia de uma região, para que seja forte, com reflexos nas condições gerais da população , sendo elemento vital na distribuição de riquezas, deve na medida do possível ser diversificada, abrindo ao produtor, ao empresário, um leque de opções.
As alternativas para o produtor rural devem ser apresentadas e cabe aos agentes e órgãos públicos, criar estímulos e condições para a implantação e desenvolvimento das atividades, pois isto irá trazer em resultado positivo para toda a região.
Dentro deste pensamento desenvolvimentista e principalmente com o foco na oferta de melhores condições para o produtor rural, visando criar uma estrutura sólida e confiável no segmento da ovinocultura, que se trata da criação de carneiros, é que a Emater Colorado do Oeste, através do conhecido profissional Ênio Milani, se mobilizou para trazer do Estado do Paraná, reprodutores e fêmeas da raça Dorper que serão utilizados para a melhoria genética do rebanho de Colorado do Oeste e região, através do empréstimo aos produtores.
O produtor levará o reprodutor em comodato por tempo determinado para cobrir as fêmeas do seu rebanho e se responsabiliza pelos cuidados com o animal, devendo devolvê-lo em ótimas condições ao final do prazo. Ele será encaminhado então a outra propriedade e em pouco tempo, estará surgindo uma geração de padrão genético superior.
O objetivo a médio prazo é estabelecer um rebanho de qualidade que possa vir a ser um diferencial para a comercialização não só da carne como também de animais para reprodução. A raça Dorper tem como característica a resistência, a excelente carcaça, fertilidade alta e crescimento rápido, podendo serem abatidos já aos cem dias.
Trata se da raça que tem ampliado em muito a sua importância no Brasil. Os animais foram trazidos de criatório renomado do Paraná e já se encontram a disposição dos produtores, sendo que Ênio Milani espera que em pouco tempo, possa a região ofertar um produto diferenciado para o mercado estadual, incorporando renda ao produtor e estimulando a economia regional.