Estudantes de escola municipal aprendem aulas práticas sobre sustentabilidade, segurança e saúde no agro.
Na última terça-feira do mês de maio, 28, aconteceu o lançamento oficial do Programa “Agrinho”, de responsabilidade social do Serviço Nacional de aprendizagem Rural – SENAR/RO, ensina lições de sustentabilidade, saúde e segurança a crianças da educação básica na Escola municipal Irmã Dulce em Cerejeiras.
A escola já vêm desenvolvendo atividades do projeto, na ocasião do lançamento, pais, amigos e convidados foram oportunizados a conhecer atividades que a escola vem realizando a partir desta parceria entre SENAR, empresas apoiadoras, e professores engajados no programa.
A cerimônia de abertura contou com a presença com cerca de 300 pessoas, dentre elas autoridades locais, representantes das instituições Senar, Sindicato dos produtores rurais de Cerejeiras, Federação da agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia, Secretaria municipal de educação. Empresas parceiras como Jussara Agro Aérea, Ciclo Cairu e Cooperativa Sicred.
O site Notícias de Cerejeiras, entrevistou Wellington Moura Leão, coordenador do projeto. “No programa os professores desenvolvem atividades focadas na sustentabilidade, saúde e segurança, na interação campo e cidade. As crianças são multiplicadoras do conhecimento em sua casa, levando práticas para o seu cotidiano no campo. Os estudantes realizam visitas às propriedades, aprendem como são cultivados os alimentos, mesmo aqueles que já moram na zona rural, têm a oportunidade de conhecer novas culturas e práticas sustentáveis.” disse Wellington.
Ainda em entrevista, Leão afirmou que no Estado de Rondônia essa é a primeira escola a fazer parte do Programa, sendo esse um projeto piloto que será a base para expansão em outros municípios do estado.
Fotos cedidas por Wellington Leão/Senar (Coordenador do programa).