Nesta sexta-feira, 04 de agosto, o estudante Wemerson Batista de Assis de 16 anos recebeu o óculos com a tecnologia Orcam Myeye. “Trata-se de um dispositivo portátil intuitivo, com uma câmera projetada para auxiliar pessoas com deficiência visual. Este dispositivo de visão artificial permite que pessoas com deficiência visual compreendam o texto e identifiquem objetos através de feedback de áudio, descrevendo o que não conseguem ver.” (fonte: Governo de Rondônia)
O estudante está na rede estadual desde o primeiro ano do ensino fundamental. Estudou na escola Floriano Peixoto do do 1º ao 5º ano do fundamental e a professora Lilian Arroyo da Rocha que alfabetizou o aluno, enquanto trabalhava na sala de recursos no Atendimento Educacional Especializado (AEE), “foi desafiador a alfabetização. Tivemos que prepará-lo para aprender o sistema Braille (código formado por sinais em relevo que possibilitam a leitura e escrita das pessoas com deficiência visual), e como professora, tive que estudar muito”, afirmou Lilian.
Já no Ensino Fundamental II, na Escola Castro Alves, a professora Neusa Moraes, que acompanhou o jovem durante os quatro anos. Ela que também teve que estudar o Braile e ser a interprete que traduzia os textos que Wemerson escrevia na máquina de braile para os professores. Afirmou que ela mais aprendeu que ensinou, e o estudante sempre foi muito esforçado, e que no início estava apreensiva, mas depois foi tranquilo.
O jovem que agora cursa o 1º ano do Ensino médio, recebeu o material que dará maior autonomia para desenvolver as atividades escolares, reconhecimento de faces, leitura de textos longos, dentre outras habilidades.
O investimento do Governo de Rondônia em cada equipamento foi no valor aproximado de R$ 18 mil reais.
Wemerson Batista, que é um jovem bem humorado, no momento em que recebia o óculos, muito agradecido e emocionado, contou que um de seus sonhos é sobrevoar de avião sobre as fazendas da região.
Marlene Ribeiro, Coordenadora Regional de Educação, entregou em mãos o equipamento que é composto por um óculos, câmera, fone de ouvido adaptado e baterias. “Esta foi uma aquisição da Secretaria Estadual de Educação, é um material de uso permanente, são R$ 17.325,58, que trará uma inclusão e o Wemerson saberá quem está perto dele. Ele reconhece faces, identifica pessoas, informa gênero, identifica cores das coisas, e captura imagens que serão informadas através de um microfone que fica próximo ao ouvido..” informou Malene ao entregar o óculos ao estudante.
O cuidador Dheyson Costa De Oliveira está auxiliando e orientando o jovem no manuseio e cuidados com o equipamento.