Em Cerejeiras, desde o ano passado, um grupo tem sido evidenciada a necessidade urgente de ser instalada no município um posto de coleta e descarte de embalagens.
Houve uma mobilização tanto de produtores, associações, órgãos de classe e comércio no sentido de viabilizar não só o local como também a implantação das instalações para que fosse iniciado o serviço, de extrema relevância para os produtores, para a população e para o meio ambiente.
O Ministério Público, por intermédio do setor responsável pela política de meio ambiente, também se disponibilizou para auxiliar no que fosse preciso, evitando assim que centenas ou milhares de embalagens, ficassem agrupadas em inúmeras propriedades aguardando por muito tempo que fossem levadas para outros municípios.
A Prefeitura juntamente com a Câmara de Vereadores se movimentou para definir um local que fosse adequado e finalmente foi escolhido uma área próxima a estação de transbordo de resíduos sólidos, e a próxima etapa e incorporar todas as empresas que atuam na revenda, representação e distribuição de herbicidas, fungicidas , inseticidas , adubos foliares, e correlatos, a de modo conjunto construírem o galpão de recepção e triagem .
Uma reunião entre produtores rurais e autoridades foi marcada para essa semana e está em discussão essa pauta.
Rildo Costa noticiou sobre o tema em agosto do ano passado, saiba mais no link abaixo.
https://noticiasdecerejeiras.com.br/cerejeiras-ja-justifica-ter-um-ponto-de-coleta-de-embalagens-de-defensivos-agricolas/: Descarte de embalagens de defensivos agrícolas em discussão.