A maioria dos pacientes apresentam sintomas como febre, dor de cabeça, vômito.
Todos os anos, com a chegada do inverno amazônico, aumenta a quantidade de pessoas com sintomas das arboviroses – “doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.” (Fonte: site saúde).
O Notícias de Cerejeiras entrou em contato com o Secretário Municipal de Saúde, Ederson Lopes, que por telefone informou que o aumento da demanda tem sido por conta dos sintomas causados pelas doenças transmitidas pelos mosquitos – as arboviroses.
Outra causa também é o aumento de casos de Covid, que casos ativos confirmados até dia 06 de março, foram 38.
Segundo o Lopes, os sintomas apresentados pela maioria dos pacientes, são eles: febre, vômito, diarreia, dores de cabeça. “Infelizmente alguns casos mais chegam a internação, porém os casos sintomáticos, ou seja, aqueles em que o paciente não apresenta confirmação em exame de sangue, são encaminhados para hidratação, e repouso em casa.” disse Ederson.
O Secretário ainda falou que diariamente são atendidos 200 pacientes, e que a demora no atendimento tem sido devido a esse aumento de demanda, e que existe uma força tarefa para solucionar os casos e que somente os mais graves são internados.
A equipe da educação da saúde já tem realizado campanha nas escolas públicas mobilizando para a prevenção dessas doenças, combatendo o foco do mosquito transmissor o Aedes aegypti.
A orientação é que seja feito redobrado cuidado com os terrenos e quintais domésticos para que seja combatido o foco do transmissor. Em caso de sintomas, ingerir líquidos para evitar a desidratação e o resultado positivo que confirma qual a doença, em exame só aparece após três dias dos sintomas, e que antes disso, não tem como confirmar qual é a doença específica.