Domingo, Abril 13, 2025
InícioCapaCerejeiras sedia a primeira Audiência Pública sobre a atualização do Zoneamento Socioeconômico-Ecológico...

Cerejeiras sedia a primeira Audiência Pública sobre a atualização do Zoneamento Socioeconômico-Ecológico de Rondônia (ZSEE)

A série de audiências acontecerão em outros cinco municípios durante o ano

Cerejeiras foi o município escolhido para dar início à série de Audiências Públicas destinadas à atualização do Zoneamento Socioeconômico-Ecológico de Rondônia (ZSEE). O evento contou com a participação de autoridades como o Deputado Federal Ismael Crispin, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, e os deputados estaduais Luizinho Goebel e Ezequiel Neiva, além de técnicos ambientais e lideranças locais.

A mesa de autoridades também foi composta por Luciano Brandão, representante da EMATER Rondônia; Valéria, prefeita de Pimenteiras do Oeste; Sinésio José Lopes, prefeito de Cerejeiras; e Selso Lopes, presidente da Câmara Municipal de Cerejeiras.

Na abertura, o deputado Ismael Crispin ressaltou a importância do debate. “Estamos avançando na atualização do ZSEE, um instrumento essencial para planejar o uso da terra, proteger o meio ambiente e garantir segurança jurídica a quem produz. Mas só será eficaz se for elaborado de forma participativa”, afirmou.

Durante a audiência, a engenheira florestal Débora Rosa apresentou uma linha do tempo detalhando a história e organização do zoneamento desde 1988 até o ano 2000, evidenciando a necessidade de sua atualização. Materiais informativos foram distribuídos para engajar pequenos produtores rurais, técnicos agrícolas, líderes comunitários, associações rurais e especialistas no tema.

Técnicos e participantes destacaram a evolução de áreas produtivas antes consideradas inaptas, graças aos avanços tecnológicos. Vicente, servidor local, reforçou: “Áreas que eram antes inaptas hoje são altamente produtivas. Por isso, contamos com o apoio dos deputados para aprovar esse projeto”. Já o produtor rural e pastor Robinson Barreiros pediu que os presentes orassem pela causa e solicitou atenção especial dos legisladores.

Outros depoimentos também marcaram o evento. Pedro Rack Filho enfatizou a urgência da atualização como meio de gerar empregos e renda nos municípios. Marcelo Lucas, representante da Aprosoja, destacou que a ação beneficia não apenas os produtores rurais, mas também o desenvolvimento econômico estadual. “A atualização traz segurança jurídica e acalenta o produtor que enfrenta desafios legais para utilizar sua terra”, apontou.

José Luís, produtor rural, trouxe uma perspectiva histórica sobre interesses internacionais contrários ao desenvolvimento sustentável brasileiro. Ele ressaltou a necessidade de uma intervenção justa e equilibrada na lei para garantir o uso responsável dos recursos naturais.

Por fim, Luciano Brandão, da EMATER, destacou o potencial de desenvolvimento rural com sustentabilidade, exemplificando o sucesso da recente Feira Agrocom. Ele apontou o zoneamento como um ativo essencial para o crescimento da região.

A audiência contou com ampla participação da comunidade e será seguida por encontros em outros municípios:

  • 24/04 – Alta Floresta do Oeste (9h)
  • 08/05 – São Miguel do Guaporé (19h)
  • 22/05 – Nova Mamoré (19h)
  • 12/06 – Pimenta Bueno (19h)
  • 26/06 – Machadinho do Oeste (9h)

As próximas reuniões ocorrerão sempre nas Câmaras Municipais das respectivas cidades.


Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais populares

Comentários recentes

Você não pode copiar o conteúdo deste site.