Terça-feira, Dezembro 3, 2024
InícioCapaArtigosCerejeiras está entre as cinco melhores cidades para se morar em Rondônia.

Cerejeiras está entre as cinco melhores cidades para se morar em Rondônia.

Vários índices e levantamentos são apurados e aferidos periodicamente para identificar aspectos sociais e econômicos nas mais diversas partes do país, sendo que alguns organismos promovem estes levantamentos com o intuito de aquilatar a melhoria das condições de educação, saúde, habitação e economia da população brasileira. 

O IDH – Desenvolvimento Humano – compara indicadores de riqueza, alfabetização, esperança de vida, natalidade, emprego e renda, objetivando avaliar o bem estar da população. A renda per capita, retrata a riqueza produzida em um local dividida pela população , traduzindo o que seria uma hipotética renda individual.

A renda per capita de Cerejeiras atualmente está em R$ 47.000,00 e situada entre as cinco maiores do estado de Rondônia.

Recentemente foi divulgado um estudo internacional que promove avaliação não só dos países mas também dos municípios, pelo Índice de Progresso Social – IPS, que avalia atendimento às necessidades humanas básicas, bem estar social, e oferta de oportunidades, além de identificar pontos referentes a educação, lazer, taxas de homicídio, alfabetização, saneamento entre outros.

Este estudo que inclusive colocou nossa capital Porto Velho como a pior capital do pais, examinou as condições de todos os municípios de Rondônia, sendo que Cerejeiras se encontra com uma avaliação de 58.71 em 4º lugar entre os 52 municípios de Rondônia, sendo que os itens que deixaram a desejar foram referentes a saúde, expectativa de vida e cobertura de rede de fornecimento de agua tratada, além da necessidade de espaços públicos de lazer.

De todas as cidades de Rondônia a que foi considerada a melhor para se viver, foi Cacoal com avaliação de 61.85, índice próximo a muitas cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com destaque para a elevada cobertura de saneamento básico e água tratada, oferta de empregos e expectativa de vida.

Na sequência vem Vilhena, com avaliação de 59.11 que teve impedido um resultado melhor, pela baixa cobertura de saneamento básico e o mais elevado índice de violência do estado, fatores que refletem sobre o resultado final. Na frente de Cerejeiras aparece ainda Rolim de Moura com avaliação de 58.93 

Logo abaixo de Cerejeiras se encontra a cidade de Pimenta Bueno com avaliação de 58.35 fechando o grupo de 5 cinco cidades com melhores condições de vida em Rondônia.

Como facilmente se verifica, não se apresenta difícil a evolução de nossa cidade para o topo , haja vista que apesar de ter a cidade mais de 97% de saneamento urbano, este percentual não foi atualizado, além do que ostentamos excelente índice no tocante ao nível das habitações e setor econômico, devendo haver investimento e aprimoramento dos serviços de saúde.

Aquele desejo antigo de Rildo Costa no sentido de implantar um projeto para redução da pobreza, e criação de oportunidades, vem a calhar com esta fotografia da realidade que o IPS trouxe, sendo que o Estado de Rondônia assim como todas as administrações municipais deveriam observar com atenção estes sinais, para implantarem mecanismos e serviços objetivando conferir melhorias para a qualidade de vida e oportunidades para suas populações.

Foto: Renato Novais

……………………………………………………………………….

Publicidade

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais populares

Comentários recentes

Você não pode copiar o conteúdo deste site.