Estamos ainda vivenciado o período mais longo e mais severo de seca que Rondônia observou, que promoveu a redução dramática de pastagens, comprometimento de lavouras, uma crise hídrica assustadora, com restrições não só para os sistemas de irrigação como também para o fornecimento de água nas residências.
Aliado a este panorama o significativo aumento da temperatura, elevou o consumo de energia elétrica, tornando o uso dos ventiladores e ares condicionados uma necessidade.
Deste modo, da maneira mais difícil, chegamos à triste conclusão de que nossas cidades não são arborizadas, não existe uma preocupação com áreas públicas, que nosso sistema de armazenagem de água é praticamente ignorado, exigindo portanto mudanças urgentes.
É fato que existe já em andamento um projeto bastante ambicioso e muito interessante de recuperação das nascentes e de reflorestamento do Rio Arara assim como de outros riachos da microbacia, assim como a instalação de um viveiro municipal de mudas.
Durante as campanhas municipais, estes temas não foram suficientemente debatidos, mas sempre foram tocados pelos candidatos, sendo que o Deputado Ezequiel Neiva apresentou uma ideia interessante de construir um lago na entrada da cidade para quem vem de Colorado do Oeste, aproveitando as águas do Rio Arara, que serviria como depósito e reservatório de água para épocas difíceis, ao mesmo tempo poderia se consolidar como uma área agradável de lazer após um projeto de arborização e jardinagem, sendo que além da indiscutível utilidade, seria um novo cartão postal da cidade e exemplo para a região.
Atualmente aquele local é triste e desolado, pois o assoreamento, entupiu o leito de areia, pedras, lixo, impedindo o caminhar das águas e a recuperação da vegetação que por ali era comum. Uma limpeza eficiente, e abertura do local para ser implantado o lago, por si só já iria trazer a noção de como o projeto pode ser de fácil execução e muito interessante para o meio ambiente.
Assim como este enfoque, outros projetos deverão ser apresentados, discutidos, e executados, visando a preservação do meio ambiente, a qualidade de vida e a melhoria das condições gerais da cidade nos próximos anos.
…………………………………………………………………………………………………
PUBLICIDADE