Um dos aspectos que mais se destacam e chamam a atenção daqueles que visitam ou conhecem os países considerados de primeiro mundo, além do óbvio nível de desenvolvimento e cultura, é a questão da segurança e tranquilidade vivenciada pelos seus habitantes em seu cotidiano.
A tranquilidade de poder passear por qualquer local, sem receio de ser vítima de algum ataque, ou de ter seus objetos pessoais furtados, de poder sentar despreocupadamente em uma praça ou outro espaço público, de deixar seu carro ou sua motocicleta do lado de fora sem perder o sono com a possibilidade de serem eles levados por marginais, a alegria de poder caminhar com sua família, de dormir sem sobressaltos, isto na realidade não tem preço que pague.
São inúmeras as histórias de pessoas e famílias que deixaram cidades grandes onde tinham boa condição econômica, para se dirigirem para outras cidades buscando recuperar a paz , a tranquilidade e a segurança perdidas.
Assim sendo, a preocupação com a manutenção destas condições na cidade de Cerejeiras e a comunhão de esforços de todos os segmentos da sociedade para assegurar a segurança da população deve ser uma das prioridades.
E irrebatível que Cerejeiras iniciou um ciclo de progresso e desenvolvimento, visível para qualquer um que venha conhecer a região, mas a chegada de empreendimentos que exigem número significativo de mão de obra, trarão ao mesmo tempo, a chegada de aventureiros e também de pessoas oportunistas e voltadas para o crime.
Algumas medidas preventivas devem ser adotadas já com a intenção de dotar a cidade de melhores condições de assegurar e garantir a paz e tranquilidade da população.
Ao mesmo tempo em que deverão ser implantadas novas câmeras de vigilância além dos totens já previstos no projeto de Cidade Inteligente, os empresários devem ser estimulados a instalarem câmeras em seus estabelecimentos pois esta conduta, isto com o intuito não somente de inibir a ação dos criminosos, mas principalmente com o intuito de facilitar o reconhecimento e prisão dos marginais.
A reforma e ampliação do quartel da Policia Militar de Cerejeiras além da elevação do contingente de policiais aqui lotados, o que já é compromisso firmado pelo deputado estadual da região, com certeza será fator relevante, pois é visível as péssimas condições das instalações, além do número reduzido e portanto insuficiente de policiais para atender a demanda da cidade, lembrando sempre que a população da zona urbana de Cerejeiras é bem maior que São Miguel do Guaporé que já é sede de um comando regional.
Já passou da hora para que uma delegacia regional de Polícia Civil fosse criada para Cerejeiras com vistas a coordenar todas as ações policiais na micro região, assim como se faz necessária a construção de uma delegacia moderna, funcional e integrada.
As ações do Ministério Público e do Poder Judiciário também essenciais neste contexto de manutenção da segurança e paz da população, sendo necessários que seus representantes morem e trabalhem na cidade, para que suas presenças sejam sentidas e observadas pela comunidade e respeitada tanto pelos cidadãos de bem como pelos delinquentes.
O aprimoramento dos serviços de inteligência é primordial, pois com a investigação, a polícia sabe onde estão ou estarão aqueles que se afeiçoam com a atividade criminosa, e deste modo podem inibir ou abortar as condutas ilegais.
O trabalho de cooperação entre a população e as autoridades também se mostra relevante, devendo haver um canal adequado para denúncias de fatos ou suspeitas, permitindo a ação policial antes que situações negativas venham a ocorrer.
Estas como muitas outras ações devem ser adotadas pelos políticos, pelas policias , pelos empresários e representantes de segmentos da sociedade, para permitir e assegurar que Cerejeiras continue progredindo e desenvolvendo muito, gerando oportunidades e riqueza, mas sem abrir mão em qualquer maneira ou momento do direito de ter a população paz e segurança.
Publicidade