Inexiste qualquer dúvida quanto ao visível crescimento e desenvolvimento vivenciado por Cerejeiras nos últimos anos, tanto que hoje nossa cidade está colocada entre as que ostentam melhor qualidade de vida, temos uma renda per capita elevada, a aparecia da cidade foi completamente mudada, tanto que é motivo de elogio das pessoas que aqui passam a passeio ou a negócio.
Nossa economia, não obstante a crise pela qual passa o país, externa evidentes passos seguros de crescimento, e as oportunidades de negócio vão surgindo e atraindo investimentos. Passamos, portanto por um círculo virtuoso, em que vários fatores combinados nos sinalizam um futuro promissor.
Apesar da inequívoca melhora, da existência de investimentos seja em instalações ou equipamentos, um setor não tem acompanhado a evolução da região e muito menos a exigência da população, este setor é a saúde pública.
As Unidades básicas de saúde hoje permitem atendimento sem as filas enormes e as demoras que eram comuns e revoltantes, mas é indiscutível que tanto nas unidades como principalmente no hospital municipal, a falta de resolutividade é preocupante.
O setor de saúde funciona quando não se utiliza para tudo a ambulância, quando a administração disponibiliza para o cidadão, meios e recursos para que seu atendimento ocorra na sua cidade, perto de sua família, de seus amigos.
A existência de um laboratório que colha e realize os exames de forma continua, inclusive em finais de semanas e feriados, o bom funcionamento de uma aparelho de raio x para os casos de urgência e emergência, a possibilidade de ser realizado um exame de ultrassom a qualquer tempo, mesmo que em serviço credenciado, são mecanismos essenciais para que possa ser bem atendida a demanda da população.
Alguns aspectos são inaceitáveis, apesar de ter ciência de obstáculos que certamente existem, mas como todo problema , tem que ser buscada a solução, como por exemplo o fato de que a maioria dos partos sejam normais ou cesarianos, ainda continuam ocorrendo fora do município, seja por falta de obstetra, anestesista ou por ausência de uma determinação para que isto não mais aconteça, com a busca de profissionais e sua fixação na cidade.
Se no passado dada a sua falta de estrutura a cidade era vista como um impedimento para fixação de profissionais, hoje certamente isto não mais acontece, sendo que a má remuneração é que pode ser um aspecto que inviabiliza a chegada de profissionais qualificados e a oferta de um serviço de qualidade e resolução.
Recentemente, meu filho teve que ser submetido a uma cirurgia de adenoide e retirada de amigdalas, e tive que me deslocar até Ji-Paraná, sendo que muitas mães por problemas de hérnias, apêndice, vesículas, e fraturas leves ou lesões menos graves, são obrigadas a aguardar o deslocamento de seus filhos para outras localidades.
Uma das propostas muito discutida no período eleitoral entre os candidatos, foi a de transformar a Unidade Mista de Cerejeiras em uma Hospital de Microrregião, com o intuito de atender a toda a população de Cerejeiras e da região mais próxima, promovendo uma triagem, resolvendo os casos mais simples e somente encaminhando os casos mais graves para Vilhena e Cacoal, o que seria muito bom inclusive para o funcionamento do sistema, pois desafogaria aquelas unidade regionais.
Um projeto em andamento e execução que já atendeu vários munícipes com o nome de “Projeto de Cirurgias Eletivas no município de Cerejeiras”, com início em 2019, tem feito a diferença, sendo Cerejeiras um município ainda pequeno mas que já realiza os procedimentos com sucesso.
Segundo informação com o atual secretário de saúde do município, Ederson Lopes “era de competência estadual, porém devido a grande quantidade de munícipes de Cerejeiras aguardando na fila, para procedimento Cirúrgicos: Hérnia, Vesícula, Histerectomia Total, Hemorroidas, varizes entre outros, que mesmo sendo dentro dos programas SUS uma competência estadual Cerejeiras foi o primeiro Município de menos de 50 mil habitantes do Estado de Rondônia a realizar procedimentos cirúrgicos”. Uma parceria que deu certo e pode ser o caminho para início de mudança.
O Estado de Rondônia tem recursos para implantar este serviço e hoje a Unidade Mista de Cerejeiras possui e apresenta uma boa condição estrutural para receber tal incumbência, necessitando de pequenas adaptações, e contratação de profissionais.
Outra sugestão para aprimoramento do atendimento, seria a compra de serviços de imagem, até porque em breve nossa cidade contara com tomografia, ecocardiograma, ultrassonografia, raio x, e ressonância magnética em unidade particular, que pode ter uma parcela de seus exames destinados a atender a demanda do serviço público.
Existem soluções e elas devem ser perseguidas, pois do mesmo modo que hoje a população quer ir a uma loja de construção, a uma farmácia, a uma loja de roupas, a um restaurante, a um supermercado, que lhe ofereça segurança, conforto, higiene, beleza e oportunidade de bons negócios, por estar o consumidor mais exigente, na área de saúde a população não mais admite que ser bem atendida é ter uma ambulância para viabilizar o seu transporte.
Que todas as autoridades, políticas, empresariais, membros dos poderes, se empenhem em buscar as soluções visando aprimorar os serviços e atender a população, fazendo jus a mensagem que está na entrada da nossa cidade: “Cerejeiras, Lugar bom para viver”.
…………………………………………………………………………………………………..
Publicidade