O progresso de uma região, está muitas vezes dependente de alguns fatores que geram facilidades para quem quer investir, e torna mais atrativo o iniciar de novos empreendimentos, sendo que entre eles se encontram a disponibilidade de energia, o potencial de suas terras, a existência de instituições de crédito que permitam concretização dos sonhos empresariais, e a logística decorrente da infraestrutura.
Estradas, campos de pouso, diversidade de opções para transporte de mercadorias e pessoas, são fatores relevantes.
Até pouco tempo atrás, Cerejeiras estava situada em final de rota, quando ainda não havia sequer asfalto até a cidade de Pimenteiras do Oeste, e a rodovia que ligava a BR 364 era sempre muito precária e de trajeto mal elaborado.
Com o tempo, a rodovia foi federalizada, transformada em BR 435, teve suas condições de trafego significativamente melhoradas, não obstante atualmente não estar adequada ao pesado movimento de veículos e caminhões pesados, e recentemente foi iniciada a construção do trevo da BR 364 que dará acesso a toda a região, obra de relevância, e que reconhece a importância da área mais produtiva do Estado de Rondônia.
A abertura da estrada do Boi, e o início das obras de asfaltamento, já em ritmo acelerado, haja vista estar o asfalto já nas proximidades do trevo da pedra, também apresentou uma nova opção de transporte da produção e colocou tanto Corumbiara como Cerejeiras em posição estratégica para acesso a zona da mata e o centro do estado.
Também a abertura de uma estrada visando a ligação com Chupinguaia pela terceira eixo, reduziria sensivelmente a distancia, retiraria Chupinguaia do isolamento de final de linha, e facilitaria a saída de caminhões carregados rumo ao porto, economizando mais de 85 quilômetros de estrada considerando que com 135 quilômetros já seria atingido o distrito de Guaporé, distante 90 quilômetros de Pimenta Bueno.
Mas existem também ótimas noticias, o Estado do Mato Grosso não só realizou estudos como também já iniciou obras de asfaltamento em alguns trechos da rodovia que já existe, apesar de ainda toda em terra, ligando Comodoro a Cabixi, sendo que esta estrada continua em território rondoniense pela linha 11 assumindo o nome de RO 497 até Cerejeiras.
O governador Marcos Rocha, já indo para a metade de seu mandato, resolveu iniciar obras de asfaltamento de vários trechos espalhados pelas mais diversas regiões do estado, o que será uma atitude louvável e de muito efeito para o progresso do estado.
Na região de Nova Mamoré, recentemente foi autorizado o asfaltamento de Nova Mamoré ao distrito de Nova Dimensão, obra de muito relevância e que irá assegurar o progresso daquela importante localidade.
No cone sul de Rondônia, as discussões eram sobre o inicio das obras de asfaltamento da rodovia 497 que ligaria Cerejeiras a Cabixi, sendo que inicialmente muito se falou em asfaltar de Cabixi a entrada da Vila Neide, mas ultimamente, até por conta da eleição dos candidatos apoiados pelo deputado Ezequiel Neiva, se debate o inicio do asfaltamento saído de Cerejeiras até a esquina da linha 7, onde se localiza a sede do Grupo Agro Moretti, sendo que tal opção decorreria do fato de haver sido recentemente realizado um trabalho de abertura, levantamento, cascalhamento da estrada até aquele local, daí porque os trabalhos correspondentes a movimentação de terra, seriam em muito abreviados, reduzindo significativamente o custo da obra.
Em isto ocorrendo, seria um impulso de relevância no sentido de ir sendo concretizada a ligação através da RO 497 com o Vale do Guaporé no Mato Grosso, consolidando uma artéria rodoviária que terá muita expressão econômica em futuro breve.
O empresariado, atento as movimentações políticas e econômicas, acompanha com bastante interesse este cenário bastante promissor.