A simples possibilidade de residir em uma cidade limpa, bem iluminada, dotada de saneamento básico, água tratada e encanada, com sistema de coleta seletiva de lixo, com asfalto em suas ruas, com drenagem para permitir escoamento das aguas pluviais, já resulta em elevada qualidade de vida , conforto, tranquilidade, saúde.
A grande maioria não sabe o imenso custo que representa a implantação de um sistema de rede de esgoto e tratamento de resíduos, e principalmente ignora que a grande parte dos municípios brasileiros não tem percentual expressivo de rede de esgoto em funcionamento, inclusive cidades enormes, de estados ricos .
Para que se possa ter a mínima ideia do que isto representa, Cerejeiras está entre as cinco cidades de Rondônia com o maior percentual de cobertura da área urbana, apesar de que muitos moradores ainda não se mobilizam para promover a ligação de suas residências nos sistemas, ignorando que com isto se ganha saúde, se evitam doenças, bichos e insetos em sua casa.
Para todas as construções comerciais ou residenciais que estiverem sendo feitas, é obrigatória a ligação ao sistema de saneamento básico, e em breve nosso percentual de cobertura efetiva será o maior do estado.
No tocante a energia, vivenciamos uma significativa melhora, primeiro com a construção da subestação e posteriormente com a ampliação das redes e substituição de postes, sendo que lamentavelmente ainda temos parte da cidade que não é ofertada a rede de energia para a população, o que deve ser resolvido em breve pela concessionária dos serviços a Energiza.
No que se refere a água, muitos pontos ainda não recebem agua encanada e tratada, sendo que então quadro vem se arrastando há muitos anos, sem qualquer interesse da concessionária em realizar investimentos ou aprimorar seus serviços, contexto que inclusive motivou a realização de licitação para que outras empresas com empenho em investir recursos para melhorar o atendimento, pudessem assumir a concessão.
Estão programados asfaltamentos de vários trechos na cidade para este ano, sendo que algumas áreas da cidade realmente permanecem boa parte do ano em estado lamentável.
Cabe ao cidadão ao mesmo tempo, fazer o seu dever, construir sua calçada, rocar sua grama, limpar seus terrenos, murar seus lotes, pintar suas casas, tornando assim sua cidade mais bonita e mais feliz.