A obra da subestação da Energisa está pronta em Cerejeiras, mas ainda não está operando. Pelo menos essa é a informação que conseguimos apurar sobre este importante projeto no município, cuja construção foi iniciada no início de 2022 e com previsão de conclusão para fevereiro de 2023.
Um linhão com 36 quilômetros de extensão entre Colorado do Oeste e Cerejeiras também fez parte dos projetos de investimento da Energisa. O linhão também está pronto.
Trabalhadores que ainda estão na obra afirmam que a subestação elétrica está pronta, mas ainda aguarda a inauguração. O site NOTÍCIAS DE CEREJEIRAS entrou em contato com a Energisa para confirmar a informação, mas a empresa não respondeu.
Um engenheiro elétrico de Cerejeiras, que não trabalha para a Energisa, afirma que há uma informação de que a subestação comece a operar em abril. “Ainda tem um procedimento técnico para fazer. Não é só chegar e ligar. Tem todo um protocolo para fazer essa estrutura funcionar”, revela o profissional da eletricidade.
Seja como for, a obra é um marco para a região de Cerejeiras e deverá operar ainda neste ano.
A Energisa afirma, em material recente distribuído à imprensa, que a obra é fruto de um investimento de R$ 54 milhões.
O comunicado à imprensa também relata que a subestação vai ampliar a capacidade energética da região em 15 MVA (Mega Volt Ampère), o equivalente ao consumo de mais de 60 mil casas populares.
“Quando o município tem maior capacidade de energia disponível, grandes empresas e indústrias podem se instalar. Bem como aquelas já existentes podem ampliar seu maquinário, o que contribui para o desenvolvimento da região”, declarou o gerente de obras de Alta Tensão da Energisa em Rondônia, Filipe Lima, em uma citação no material enviado à imprensa em fevereiro deste ano.