Não existe dúvida atualmente acerca do momento excelente que vivencia a cultura do café, seja no tocante ao aumento do consumo mundial, seja no tocante a remuneração do produtor, na elevação da produtividade e também principalmente com o destaque recente que o robusta amazônico tem conseguido não somente perante a mídia mundial, mas com a abertura de significativos mercados.
A adesão aos plantios adensados do café clonal, que necessita irrigação , permitiu que em pequenas faixas de terra, possam ser obtidas produtividades e produção que antigamente somente com grandes extensões e com pesadas estruturas se mostrava possível.
Atualmente o Estado de Rondônia assumiu posto de destaque na produçao de café robusta, tendo recentemente colocado produtores da região para serem reconhecidos como detentores de técnica suficientes para a produçao de uma café de qualidade.
Em Belo Horizonte, produtores de Rondônia receberam premiação pela qualidade de seus produtos, inclusive o premio de primeiro lugar conferido a um agricultor de Novo Horizonte.
A região de Cerejeiras , aqui compreendidos também os municípios de Colorado do Oeste e Corumbiara, tem histórico de alta produçao de café nos primeiros anos de sua colonização, dada a qualidade do solo e em algumas localidades a favorecida altitude.
O potencial que se apresenta para a expansão da cultura do café é enorme, principalmente nas regiões de montanha que não são tão propicias as culturas de grãos, mas que são formadas por terras de alta qualidade e ostentam altitudes acima de 350 metros.
A remuneração do cafeicultor hoje esta muito convidativa, sendo que o preço pago hoje em um saco de 60 kg a partir de 600,00 chegando a R$ 3.000,00, dependendo da qualidade do café, o que faz com que a cafeicultura atinja uma rentabilidade por hectare dificilmente igualada por outra cultura.
A Emater tem feito um trabalho de divulgação das possibilidades do cultivo do café na região, inclusive já obtendo sucesso nesta empreitada, pois vários produtores já se preparam para implantação de novas áreas de cultivo.
Como dito anteriormente, hoje em dia, o cultivo é realizado com a utilização de variedades clonais, que produzem mais rápido e com produtividade muito superior aquelas atingidas antigamente, dai porque uma pequena área pode traduzir para o produtor um acréscimo significativo em sua renda anual.
Foi realizado o dia de campo Café Clonal, na propriedade situada na linha 04, do produtor Oswaldo Lopes, que já tem produzindo 01 hectare.
Os técnicos, acompanhados dos produtores examinaram as lavouras, tiraram suas dúvidas, sendo que todos os presentes ficaram empolgados com o que viram o ouviram.
________________________________________________________________________
Apoio: