Após longo período de estiagem na região de Cerejeiras, nesta quinta-feira, 09, choveu em várias partes da zona rural o que trouxe um folego para os produtores da região.
Comparando com o mesmo período, em 2022 já acontecera chuvas regulares, o que resultou em um a grande colheita no ano anterior.
“Esse tem sido um ano desafiador para nós produtores” afirmou um produtor que não quis ser identificado. Além dos fatores externos, a questão do clima que tem afetado fortemente a produção. Com a chuva dessa tarde, alguns comemoraram o momento que desperta a esperança por dias melhores.
Por outro lado, e na adversidade a busca por soluções, um investimento alto em tecnologia e testes de sementes, os pesquisadores tem desenvolvido estratégias para que minimizem as percas e desenvolvam materiais mais resistentes às pragas e necessitem de menos água.
Em visita a sementeira da Copama, a reportagem observou que cada lote de sementes adquiridas pela cooperativa, passam por teste rigoroso de qualidade, tanto em laboratório quanto em canteiro, proporcionando maior segurança na hora de adquirir a semente. “O lote que não desenvolver dentro do prazo previsto nos testes, são devolvidos à fornecedora para serem trocados, evitando assim o prejuízo do nosso produtor.”, disse o responsável pelo laboratório de análise de sementes.
A previsão para os próximos dias é de que pela manhã faça sol com nuvens e fim de tarde com pancada de chuvas em vários pontos da cidade e do campo em Cerejeiras. (Fonte: INMPET)