Dentre as inúmeras culturas existentes na região de Cerejeiras, e que muitas vezes são desconhecidas da maioria das pessoas, está o abacaxi.
A fruta é uma das mais populares do mundo, com um alto teor de doçura e um intenso sabor, que serve tanto para ser consumida in natura quanto em suco.
Segundo dados da Emater, o município de Cerejeiras conta cerca de 40 hectares de abacaxi, com uma produção média de até 30 mil frutos por hectare.
O produtor Rudi Brandt e os dois filhos Ederson e Vanderlei são os maiores produtores da fruta no município de Cerejeiras. A propriedade da família fica na Linha B, no km 3, do 4º para o 5º eixo.
As frutas produzidas são vendidas no comércio da região e nas feiras municipais a um preço de R$ 3 cada.
O abacaxi é uma cultura que pode gerar uma excelente renda em comparação com outras culturas, em especial para quem tem uma propriedade pequena.
A fruta tem inúmeras vantagens, tem um mercado em expansão, suporta viagens longas, tem um bom prazo para consumo, preço bom e estável, além de ocupar pequenas faixas de terra.
Pensando nisso, a Emater realizou um dia de campo dedicado exclusivamente ao abacaxi. O evento foi realizado na propriedade do produtor Rudi Brandt, na última sexta-feira, 12. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.
Na programação, a prefeita Lisete Marth, que estava presente, comunicou aos produtores de abacaxi que vai criar o PAA municipal, o Programa de Aquisição de Alimentos, para adquirir a produção dos produtores do município.
As frutas adquiridas por meio deste programa abastecem as escolas publicas e os órgãos públicos, como hospitais e abrigo municipal.
O PAA do governo federal já opera em Cerejeiras e os produtores de abacaxi vendem parte da produção para o programa.