Sexta-feira, Abril 19, 2024
InícioOpiniãoO mês da advocacia e a importância da OAB, por Mário Mendes...

O mês da advocacia e a importância da OAB, por Mário Mendes Gonçalves

O advogado e a advogada buscam por justiça, mas também contribuem com o social (Foto: Pixabay)

Agosto é considerado o mês da advocacia, sendo o dia 11/08 a data que se comemora o dia do advogado e advogada.

O dia 11/08 foi escolhido em razão de ter sido a data da criação das duas primeiras faculdades de Direito do país, no ano de 1827.

Sendo assim, esse ano comemora-se também 195 anos de criação das faculdades de Direito no país.

A lei de 11 de agosto de 1827 tem a seguinte redação:

Crêa dous Cursos de sciencias jurídicas e sociaes, uma na cidade de S. Paulo e outra na de Olinda.

“Dom Pedro Primeiro, por Graça de Deus e unanime acclamação dos povos, Imperador Constitucional e Defensor Perpetuo do Brazil: Fazemos saber a todos os nossos subditos que a Assembléia Geral decretou, e nós queremos a Lei seguinte:

Art. 1°. Crear-se-ão dous Cursos de sciencias jurídicas e sociais, um na cidade de S. Paulo, e outro na de Olinda, e nelles no espaço de cinco annos, e em nove cadeiras, se ensinarão as matérias seguintes: (…)  

No Brasil, a criação do curso de direito vai fazer 195 anos de criação, sendo uma das profissões mais antigas, tendo sua origem na Grécia antiga, e sendo desde sempre de suma importância para a defesa da sociedade, do direito, da liberdade de expressão, comportamento e da democracia.

Durante a história do Brasil, a advocacia passou por diversos momentos e desafios, juntamente com a sociedade, sempre buscando soluções legais em prol da defesa da sociedade, diante dos desafios que surgem todos os dias, como recentemente a pandemia.

Em razão disso, da sua importância, a Constituição Federal de 1988 em seu art. 133 declara que o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável seus atos e manifestação no exercício da profissão, nos limites da lei.

Considera-se a advocacia um dos pilares da justiça, sendo indispensável.

No entanto, a importância do advogado e da advogada vai além da sua atuação como defensor, pois muitas vezes as advogadas e advogados exercem função social, combatendo a injustiça e zelando pela democracia.

Cerejeiras hoje conta com diversos advogados e advogadas atuantes em defesa da sociedade, os quais merecem todo o respeito.

A construção da sede da subseção da OAB de Cerejeiras não é só em para os advogados(as), mas também para a sociedade que pode contar com uma OAB atuante em defesa do direito, da democracia e da liberdade de expressão. Além de acompanhar, e questionar se for o caso, as decisões tomadas pelo Legislativo e o Executivo.

A OAB luta para garantir e fortalecer a advocacia e para que os advogados e advogadas possam ter seus direitos e prerrogativas garantidas para que possam atuar, sem sofrer abusos e decisões arbitrárias, em prol da sociedade e de seus clientes.

Pois incumbe ao advogado(a) exigir respeito ao direito e velar pela integridade das garantias legais e constitucionais.

Assim, uma OAB forte garante para que o advogado(a) possa trabalhar, conforme prevê a constituição, lado a lado com a magistratura e ministério publico afim de uma boa administração da justiça em prol da cidadania.

Mário Mendes Gonçalves é advogado e presidente da subseção da OAB em Cerejeiras

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais populares

Comentários recentes

Você não pode copiar o conteúdo deste site.