Em entrevista falou sobre as dificuldades e conquistas e futuro.

No dia 31 de dezembro de 2024, o Notícias de Cerejeiras entrevistou a até a ocasião, prefeita do município, Lisete Marth, em seu último dia no cargo.

Lisete Marth, paranaense, chegou em Rondônia em 1987, trabalhou na Secretaria de Estado da Saúde, atuando no município de Cerejeira. Graduada em Matemática, pela Universidade Federal de Rondônia, pós graduada em Ensino da matemática. Trabalhou na então Representação de Ensino (Ren) nos anos de 2003 a 2011. Filiada ao partido PV, na época, em 2012 foi convidada para participar das eleições pelo contador Airton Gomes, foi quando sua carreira política no município deu início.

Em entrevista, Lisete revela quais foram maiores desafios, conquistas e fala sobre o futuro.

Leia a entrevista e saiba mais sobre esse bate papo.

  1. Quais foram os maiores desafios que a senhora encontrou nesse mandato, poderia compartilhar?

Lisete Marth:Então, eu acho que o primeiro desafio foi o enfrentamento da pandemia do Covid19, foram dois anos de pandemia, muita dificuldade, paramos tudo, e o nosso foco era só saúde, e os municípios não estavam preparados para isso, né, nenhum, município no Brasil, né, dois anos focados só nessa questão da pandemia, comércio fechado, aquelas dificuldades que todos já sabem. Depois a economia começou a voltar no país, e os municípios começaram a se movimentar, no quesito economia, graças a Deus nosso município não sofreu tanto porque, por causa do agro, que é forte na região, e o agro não parou, e isso fez a grande diferença, comparado aquelas regiões que dependiam exclusivamente do turismo, que foi bem mais difícil.”

Outra dificuldade é com relação aos projetos, os projetos de engenharia, é difícil, encontrar os profissionais, empresas boas para desenvolverem os projetos, eu penso que sofremos nessa questão, pois por falta desses profissionais, que precisa de cadastrar esses projetos e serem feitos em tempo hábil e isso é sempre uma dificuldade, e isso continua sendo o maior gargalo, assim como também as empresas, você licita, vem o pregão e nem sempre vem empresas de qualidade e você fica aí as obras demorando muito tempo aí demorando.”

2. Como a senhora vê a evolução do município nesses últimos anos, desde quando a senhora assumiu até agora?

L.M. “Então, eu acho que avançamos, tem melhorado. recentemente participamos de uma reunião com o Tribunal de Contas, e voltando mais la em 2022, tivemos o periodo da Pandemia, e nossa Educação sendo avaliada, em 23 e agora esperando os resultados de 2024, avançamos. A nossa cidade cresceu, né. Tivemos um avanço muito grande de profissionais liberais. Final de semana gosto de andar pela cidade e vemos muitos comércios novos abrindo, construção de casas e isso mostra que as pessoas estão acreditando no município, então isso é um bom sinal.”

3. Projetos para o futuro, o que gostaria de ter concluído, que não foi possível e que conselhos daria para seu sucessor?

L.M. “Algumas obras que gostaria ter concluído, mas não foi possível, que não dependem só da gente, como por exemplo, a obra da sede da prefeitura, um prédio lindo, na época não tinha sido colocado no projeto a parte do elevador, que a parte superior já está toda pronta, porém faltou o elevador, a fábrica só entrega o elevador em Março, e outros detalhes só concluem após essa instalação. Outra obra importante, da Feira, que toda a parte elétrica, a gente precisa da Energisa para desenhar aquela energia, a empresa precisa desligar a energia, e só pode faze-lo a cada 15 dias por no máximo 4 horas, então isso foi um fator que demorou mais para completar aquela obra.”

A creche, a empresa já era para ter entregado aquela obra até esse final de ano, para que o novo gestor pudesse agora estar ofertando vagas para as crianças já nesse início de ano, mas infelizmente a empresa não entregou a obra dentro do prazo, que já foi prorrogado.”

O teatro, demorou resolver a pendência, aquela pendência entre o Ministério Público e a Caixa só depois do período eleitoral, empresa foi receber a medição só depois do início de novembro, e quando fui chamar ele para resolver a obra, eles suspenderam as atividades devido ao recesso de final de ano, e os fornecedores que entregam os materiais para empresa só após o recesso em janeiro que voltam a entregar, vidro, e outros materiais.”

As pavimentações dos bairros Anchieta e Floresta já está tudo encaminha certo para iniciarem a próxima etapa, porém a empresa só poderá dar continuidade após o período chuvoso poderá concluir essa etapa.”

4. Dentre essas obras, e projetos, qual gostaria destacar como uma conquista que a senhora gostou muito, dentro desse período?

“Eu acho que sou apaixonada por todas, mas uma obra que achei tão linda, foi a Trilha lá no Parque das Cerejeiras, que concluímos ontem (30.12), pensando em educação, as crianças poderem visitar o Viveiro, depois a trilha, elas poderão aprender sobre o meio ambiente.”
A entrega do Caps, uma conquista muito grande
.

Bate bola: uma palavra resposta curta:

Saúde: L.M. “Avançamos”
Educação: “Avançamos”
Lazer: “Em andamento, e agora com a construção do Parque, um sonho que está saindo do papel.”
Saneamento básico: “precisa avançar, pois faz parte da saúde, desde a separação do lixo domiciliar até a drenagem do esgoto, pensando nas minas de água, nascentes.”
Esporte: “Cerejeiras tem muita gente que pratica esporte, é uma área que tem crescido muito, com as reformas do Ginásio, quadras, e agora com o Parque das Cerejeiras, o projeto pensou nessa parte, dos esportes.”

Projetos para o Futuro político Lisete Marth:

“Não tenho intenção em candidatar em nada, nem está em meus planos, mas quero me envolver em questões sociais, apoiar algum candidato nas próximas eleições.”

Encerrada a entrevista, parabenizamos a pessoa da Lisete Marth pela dedicação durante esse tempo e por ter deixado esse legado de ser a primeira mulher estar a frente do município com o cargo mais importante.

Ela agradeceu pela oportunidade, desejou que “Deus abençoe o novo gestor para que continue fazendo o melhor para nossa população, que seja melhor ainda, pois somos cerejeirenses queremos o melhor para nossa cidade.” Lisete Marth.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui