A Escola Municipal Irmã Dulce, de Cerejeiras, realizou, nesta terça-feira, 04, a culminância do Projeto Educacional desenvolvido pela Copama. Na linguagem da educação, culminância é o encerramento de um projeto pedagógico, em que os alunos fazem apresentações sobre o que aprenderam durante a iniciativa.
O vice-prefeito de Cerejeiras, José Carlos Valendorff, e a secretária de educação, Zenilda Mendes, compareceram ao evento. O jornalista Rildo Costa, que presta serviços de comunicação para a Copama, representou a cooperativa no evento.
Aprovado na última Assembleia Geral Ordinária realizada em março de 2022, o Projeto Educacional da Copama é uma iniciativa da cooperativa para levar aos estudantes do ensino básico informação e conhecimento para a formação de uma visão correta e adequada da agricultura, do agro e do cooperativismo.
A primeira instituição escolar a implantar o projeto foi a escola municipal Irmã Dulce. Os educadores e a própria escola ganharam um prêmio por aplicar a iniciativa.
Para orientar os professores durante o projeto, a Copama forneceu um material adquirido em parceira com instituições como a Sicoob Credip e o Sebrae.
Dentre as atividades, os professores realizaram visitas em locais de produção agrícola e na unidade da Copama em Cerejeiras, para ações práticas pedagógicas voltadas para o aprendizado para os temas de agricultura e cooperativismo.
A Escola Irmã Dulce tem 197 estudantes matriculados do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. A instituição ocupa uma excelente posição nas notas do Ideb entre as mais de mil escolas municipais de o Estado de Rondônia. A escola tem dez professores – e todos eles trabalharam com o projeto.