Copama inaugura barracão climatizado de armazenamento de sementes para atender o produtor de soja e milho da região de Cerejeiras

Unidade de armazenamento de sementes construído pela Copama em Cerejeiras. Atendendo o produtor (Foto: Rildo Costa)

A Copama, uma cooperativa agroindustrial com foco em produtores de soja e milho, inaugurou uma unidade climatizada para sementes na noite desta segunda-feira, 20, em Cerejeiras.

O barracão, medindo 20 por 50 metros, começou a ser construído no início deste ano e custou uma média de R$ 2 milhões, segundo a cooperativa.

A construção da obra foi aprovada na última assembleia geral da Copama, realizada em março de 2022. Na época, a cooperativa aprovou um pacotão de investimento na casa dos R$ 110 milhões nos próximos quatro anos, sendo esta unidade para sementes inclusa no pacote.

Diversas empresas estiveram envolvidas na obra, como a Triunfo Soluções, de Sinop, Mato Grosso, que faz a parte da estrutura, e a Brisa Refrigeração, de Cerejeiras, que instalou os refrigeradores.

Fora a unidade climatizada de armazenamento de sementes recém-construído da Copama, só existem mais três desses em Rondônia: um da Agrocat em Vilhena, outro da Fertipar em Chupinguaia e outro da Fazenda Santa Ana em Corumbiara.

Todos esses barracões foram construídos, porém, para atender as necessidades ou da empresa ou da propriedade. Nenhum deles, porém, atende diretamente o produtor de soja e milho da região – como o da Copama vai atender.

A unidade climatizada de armazenamento de sementes era um projeto da Copama para oferecer mais segurança no plantio da soja e milho para o cooperado. A semente é, talvez, a etapa mais sensível da agricultura e a falta de armazenamento adequado altera – para pior – o poder germinativo dela.

“Quando a semente é corretamente armazenada num barracão climatizado como este, ela quase não tem atividade fisiológica e isso preserva a força de germinação da semente”, diz o agrônomo Cláudio Müller, diretor técnico do programa Copama+10. “Esta unidade climatizada de armazenamento não dará mais qualidade para a semente, mas preservará a qualidade dela”, complementa o agrônomo.

O técnico do Copama+10 explica também que, a cada dia em que a semente é armazenada de forma inadequada, como debaixo de lona ou em câmara fria comum, ela perde poder de germinação. “Se ficar muito tempo armazenada de forma inadequada, uma semente pode perder até 40 pontos de vigor. Cada ponto corresponde a 0.4 sacas de soja a menos por hectare”, diz o agrônomo. E complementa o que, na opinião dele, a unidade inaugurada trará para o produtor: “Numa palavra: produtividade. Essa estrutura contribuirá para o produtor chegar a elevados níveis de produtividade”, diz o técnico da cooperativa.

A unidade de armazenamento construída em Cerejeiras mantém as sementes em um ambiente resfriado numa temperatura que vai de 14 a 16 graus. “O ar-condicionado instalado no barracão é diferente dos convencionais, pois ele precisa resfriar o ambiente, mas não pode desidratar a semente. Por isso, instalamos aparelhos especiais para este tipo de estrutura”, diz Arnaldo Carlos da Silva Júnior, da Brisa Refrigeração.

O produtor, cooperado e vice-presidente da Copama, Claudiney Demarco, acredita que a construção deste barracão na região de Cerejeiras representa uma conquista para os cooperados da cooperativa. “Esta unidade climatizada de armazenamento de grão é a primeira da região de Cerejeiras, que vai atender a vários produtores. Essa estrutura dará segurança para a nossa atividade”, diz o vice-presidente da Copama.

“Esse barracão foi a realização de um sonho, pois um produtor sozinho não consegue fazer uma estrutura dessa, mas os produtores unidos conseguiram fazer”, disse Sérgio Millioransa, agricultor do município de Cerejeiras e cooperado da cooperativa.

O produtor Nilson Rech, conhecido como Tchê, que cultiva soja e milho em Corumbiara, diz que a obra vai fazer diferença na atividade dele. “Essa foi uma das maiores obras da Copama em termos de importância, pois a semente é o início de tudo na agricultura. Para ter um produto de qualidade precisamos estar atualizados. E digo uma coisa: com este barracão, hoje estamos dentro do padrão”, diz o agricultor, também cooperado.

Para o diretor da unidade de armazenamento de sementes, o agrônomo Vinicius Prudente, a obra veio oferecer uma estrutura para o trabalho dos técnicos da Copama. “A semente é o primeiro passo do produtor. Por isso, oferecer uma semente de qualidade para o agricultor é fundamental para contribuir para uma alta produtividade”, diz o agrônomo.

O diretor comercial da Copama, Paulo Henrique Maroneze, diz que a unidade de armazenamento de grão é uma forma que a cooperativa encontra para cumprir o papel dela com o cooperado. “A Copama está cumprindo a missão dela em oferecer um suporte de ponta a ponta para o produtor”.

É o que pensa, também, o vice-presidente da cooperativa, Claudiney Demarco. “A Copama está investindo em todos os elos da produção agrícola, desde a assistência técnica na lavoura, passando para a secagem, armazenamento e comercialização da produção e, agora, na armazenagem da semente”.

O presidente da Copama, Fabio Andreazza, vai na mesma linha. “Qual é a outra empresa que está investindo em estrutura para atender o produtor como a cooperativa está investindo? O nosso foco é o produtor. O lema da Copama é: o que se ganha aqui, fica aqui”.

Cerimônia de inauguração da unidade de armazenamento de sementes construído pela Copama em Cerejeiras. Semente é o início de tudo na agricultura (Foto: Rildo Costa)