Quinta-feira, Abril 3, 2025
InícioCapaArtigosArtigo: Crise hídrica pode assustar novamente Cerejeiras

Artigo: Crise hídrica pode assustar novamente Cerejeiras

Nos últimos anos, com o indiscutível crescimento da cidade de Cerejeiras, o que eleva o número de consumidores e o grau de utilização da água, coincidindo com um investimento praticamente insignificante para a ampliação do sistema de captação e tratamento de água no município, vivenciamos períodos de racionamento e de controle no fornecimento deste elemento tão essencial a vida que é a água.

Todos sabem que o Rio Arara tem sofrido com o desmatamento indiscriminado de suas margens, com o assoreamento, com sua utilização para fornecimento de água para animais, o que motivou inclusive um projeto já em andamento de recuperação de suas margens, com o reflorestamento, com a obrigatoriedade de cercas, pensando em evitar situações caóticas no futuro, inclusive com a falta de água nas residências. Mas é fato que nada de significativo foi feito principalmente por parte da concessionária que explora o sistema de água do município e arrecada muito, mas nada tem investido em retorno para melhorar o serviço para a população.

Não poderia ter sido construído um lago nas proximidades do local da captação, evidentemente acompanhado de um projeto de reflorestamento das margens próximas, limpeza do leito do rio para reduzir os efeitos do assoreamento, abertura alternativa de poços artesianos em alguns pontos elevados da cidade para permitir a distribuição para determinadas regiões da cidade?

O fato é que alertas hoje vem sendo feitos, até um bonito vídeo foi elaborado pelos alunos da escola Irmã Dulce visando conscientizar a população sobre a gravidade do problema, mas isto não se mostra suficiente pois as medidas efetivas já deveriam ter sido adotadas.

Espera-se que as chuvas não sejam interrompidas muito cedo e que o verão não se estenda, pois senão poderemos vivenciar um problema muito sério.

Artigos Relacionados

2 COMENTÁRIOS

  1. Triste realidade da nossa cidade! Os “responsáveis” em tomar uma frente pra providenciar uma melhora alternativa da situação só sabe reclamar e pedir pra que não “gastemos” água! Como ficar sem lavar roupa? Como ficar em lavar louça? Como não ter água pra cozinhar uma refeição pra nossas famílias? Triste! Muito triste, que esse ano de eleição possa aparecer alguém que possa fazer pelo menos o mínimo pela nossa situação!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais populares

Comentários recentes

<p>Você não pode copiar o conteúdo deste site.</p>