“Tire sua bota do armário!”
Cerejeiras irá realizar o maior evento de Agronegócio e comércio do Cone Sul de Rondônia.
No dia 18 de Janeiro de 2024, na sede do Sindicato dos Produtores Rurais aconteceu a reunião de lançamento da 1° Feira de Negócios de Cerejeiras através da Agrocom. O objetivo é promover o intercâmbio de conhecimentos, estimular parcerias e impulsionar o desenvolvimento econômico da região.
O presidente da Agrocom, Marcelo Vendrusculo, expôs a importância da feira para a região. Também convidou empresas e colaboradores para estarem participando do projeto. Refletiu sobre como a solidariedade e comunhão são um time forte para o sucesso, lembrando que a união realmente faz a força.
“Uma feira realizada por nós tenho certeza de que será A menina dos olhos azuis”, disse ele.
Marcelo destacou ainda o seu desejo pessoal em ver, a longo prazo, as feiras de negócios de Cerejeiras sendo um sucesso e inspiração para todos.
Como colaboradora no projeto, Luciana Baraba em sua fala destacou a importância da população em trazer de volta as origens de produção e desenvolvimento. Refletindo sobre os principais motivos que os pioneiros rondonienses vieram para tal região.
“Queremos trazer novamente o espírito das pessoas que vieram desbravar Rondônia: o espírito de desenvolvimento e produção. Gente de Cerejeiras fazendo história de Cerejeiras”. Ela também citou a frase: “tire a sua bota do armário”, o que remete a ideia de que Cerejeiras é um lugar de produzir.
O Sr. Jair Ferro, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, e está como tesoureiro da Agrocom, faz parte da FAPEROM – Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia, entidade que está apoiando o evento. Em sua fala, mencionou que Rodrigo Matos, Gerente do Sicoob Credisul, fora o mentor da ideia da Feira, pois há alguns anos, quando ainda no prédio antigo da Sicoob, vislumbrava a realização eventos de tamanha grandeza em Cerejeiras.
Salientamos que para realizar o evento foi necessário um local com as especificações e espaços adequados para realizar a Vitrine Tecnológica, onde são plantadas cultivares, local para exposição de máquinas/equipamentos dentre outros estandes de empresas que irão expor seus produtos. Para isso, os irmãos Demarco cederam uma área cerca de 18 ha. O Produtor Claudiney Demarco, que também faz parte da diretoria, falou de quanto acredita no projeto e por conta disso, fez a doação do espaço para esse primeiro evento, podendo ser posteriormente sede definitiva da Associação Agrocom Feira de Negócios de Cerejeiras.
Segundo Dr. Hugo Dan, a área foi preparada para o plantio dos cultivares que farão parte da Vitrine Tecnológica, espaço que terá toda assistência técnica dos engenheiros agrônomos envolvidos no projeto.
Conheça mais sobre a Agrocom:
A Associação Agrocom – Feira de Negócios de Cerejeiras, uma entidade sem fins lucrativos, nasceu da proativa iniciativa de membros do Sindicato dos Produtores Rurais e da Associação Empresarial de Cerejeiras (Acic).
Esta parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais e a Associação Comercial e Industrial de Cerejeiras – ACIC – reflete o comprometimento dessas instituições em fortalecer os setores agrícola e comercial, solidificando Cerejeiras como um polo de referência no cenário estadual.
Na foto, parte da diretoria da AGROCOM, composta por profissionais dentre eles produtores rurais e empresários que atuam em diversas áreas da produção em Cerejeiras.
_____________________
A região de Cerejeiras abarca cerca de 200 mil hectares de área agrícola. Mas há analistas que acreditam que a área ainda seja maior, já na casa dos 250 mil hectares. Esta área de produção agrícola continua expandindo.
No governo militar, nas décadas de 1970 e 1980, o bioma em que este micropolo está situado, chamado Vale do Guaporé, foi classificado pelas autoridades federais como uma das cinco áreas de terras mais férteis do Brasil.
A produtividade de soja e milho tem aumentado com os anos, o que demonstra o avanço da agricultura mais profissional, com uso de tecnologia de ponta e manejos modernos, além de se dispor de sementes cada vez mais elaboradas com melhoramento genético.
Além de ser um polo que se tornou um eldorado que tem atraído investimentos milionários, a região de Cerejeiras se tornou também o laboratório da agricultura para o restante do estado.
Deseja participar do evento?
Entre em contato com o Sindicato dos Produtores Rurais de Cerejeiras (69) 9 9289-6494.
Texto/Edição: Renata Leite e Kátia Costa