No dia 21 de dezembro, aconteceu o encerramento das programações “Natal Luz” de Cerejeiras Rondônia na praça dos pioneiros, organizado pela prefeitura municipal através da SEMCEL.
A coordenadora de cultura Ana Rodrigues desenvolveu o projeto “Natal Luz” em Cerejeiras com o objetivo de ativar na população o espírito natalino.
A programação para esse ano contou com premiações de comércio e de casa mais decorada, o tradicional trenzinho e finalizando com noite de louvor e feira de artesanato.
Em entrevista, Ana conta que deseja ver esse projeto se tornando algo cultural do município para que, em todo final de ano, se torne um costume iluminar as casas e comércios para o natal. Ela também ressalta o impacto positivo nos comércios uma vez que a demanda para enfeites natalinos, dentre muitos outros produtos, aumentam nesse período.
“A expectativa para o próximo ano é que aumente a participação da população, isso fomenta o comércio local”, ressaltou.
Ana Rodrigues
Ana Luiza Lima Pereira, de 12 anos de idade, é uma jovem empreendedora que pela segunda vez participou de eventos natalinos na cidade. A empresa tem como nome Nalu Miçangas e vem ganhando destaque na cidade com acessórios únicos. Luiza conta que esse tipo de evento ajuda na divulgação dos trabalhos de todos os comerciantes e que, consequentemente, aumentam as vendas proporcionando uma maior rede de clientes. Luiza é a mais jovem artesã do grupo de artesãos de Cerejeiras e conta que se sente muito feliz em participar de respectivas festividades, pois isso “Além de divulgar o meu trabalho, também incentiva outras meninas a fazerem o mesmo”, relatou.
A Boutique Lumaze ganhou o prêmio de comércio mais decorado da cidade. Em entrevista, uma das administradoras da empresa, Ludmilla Chassot Albano Orben, expressou sua alegria, gratidão e realização em ter participado. Ela conta que, quando a equipe Lumaze (formada pela parceria entre uma mãe e suas duas filhas), idealizou a decoração, pensaram primeiramente em presentar seus clientes com uma foto e também uma premiação.
“Nossa decoração desse ano é um painel de natal para fotos, onde a pessoa tira uma foto, compartilha em sua rede social e concorre a um vale compras na nossa loja”.
Ludmilla Chassot Albano Orben
Ludmilla também conta que o Natal é um momento que os fazem refletir sobre o amor e a união da família e que é um momento muito aguardado por eles uma vez que já é uma tradição. O que mais chamou a atenção dela referente a programação do dia 21 de dezembro foi a organização como um todo. Ela conta que a preocupação da Secretaria da Cultura em acolher toda a família foi louvável. A loja Lumaze atua há 23 anos no ramo da moda feminina, masculina, infantil, pijamas, lingeries e moda praia e está situada na avenida Integração Nacional 1324, centro.
Veja fotos do evento:
Texto e fotos: Renata Leite