Se você mora em Cerejeiras, é possível que já conheça a badalada barbearia Sr. Reis, que fica na Rua Nova Zelândia, próximo ao Posto Bem.
A barbearia Sr. Reis é muito mais do que um local para cortar o cabelo. É um ponto de encontro com os amigos, um espaço para tomar uma cerveja gelada, o ambiente ideal para ter uma experiência agradável.
O homem por trás da empresa é o vilhenense Willian Reis.
Aos 35 anos, o jovem empresário vive a vida percorrendo as cinco barbearias espalhadas pelo estado, sendo três delas em Vilhena, uma em Cerejeiras e outra em Cacoal. No longo prazo, a meta dele é chegar a 100, provavelmente pelo modelo de franquia.
A empresa foi fundada em 2017.
Mas antes disso Willian Reis tentou pelo menos sete outros negócios – e quebrou em todos eles.
Um dia, persistentemente, ele decidiu fazer uma pesquisa na internet. “Pesquisei no Google os negócios do momento e descobri uma tendência gourmet, como os açougues e as barbearias”, disse o empreendedor.
Como não tinha o tino para mexer com carne, Willian decidiu apostar numa barbearia.
Com o auxílio de um cartão de crédito emprestado da mãe, fez um curso de barbeiro na internet, mas não conseguiu na prática fazer os cortes finos que esperava fazer.
Sempre persistente, Willian fez um curso presencial com um já conhecido barbeiro de Comodoro, no Mato Grosso.
Dessa vez, conseguiu pegar o jeito.
Já sabendo fazer um corte decente, Willian percorreu as barbearias de Vilhena à procura de um prego. “Mas ninguém me deu oportunidade”, diz.
Foi aí que decidiu abrir a primeira barbearia em Vilhena, cerca de cinco anos atrás.
Veio a pandemia e, apesar das dificuldades, a empresa cresceu.
Hoje, com cinco lojas, a Sr. Reis oferece um serviço diferenciado, mas não só isso. A empresa também faz ações sociais – e várias delas.
Por exemplo, a empresa oferece um corte gratuito para quem estiver procurando o primeiro emprego, corta cabelo de graça dos soldados do Tiro de Guerra de Colorado do Oeste e faz ações sociais nas localidades mais desassistidas de Vilhena.
O modo de fazer negócio da empresa, aliás, já tem uma pegada de preocupação pela dor do outro.
Na matriz em Vilhena, por exemplo, a barbearia tem local especial para atender crianças autistas, que têm as conhecidas dificuldades de ir ao cabeleireiro.
Como oferece um serviço diferenciado, a empresa oferece uma oportunidade de uma carreira profissional como barbeiros da rede, oferecendo a eles, na maioria jovens, um bom emprego, treinamentos profissionais e uma chance de melhorar de vida, além de trabalhar num local que se sente que está fazendo a diferença para outras pessoas.
A matriz da empresa em Vilhena é uma escola de barbearia que forma jovens para a profissional de barbeiro. Muitos desses jovens não tinham muita perspectiva de vida, mas agora se tornaram profissionais diferenciados.
A Sr. Reis é aquele tipo de empresa moderna que faz o bem de ponta a ponta. Tudo o que faz, a empresa atua nos moldes daquilo que muitos chamam de empreendedorismo social.
O fundador da empresa, o Willian Reis, demonstra que tem muito mais que uma trajetória de dificuldades e sucesso. Demonstra também ser um ser humano iluminado, a frente do seu tempo, que quer deixar um legado por meio de um ato que pode parecer algo muito corriqueiro, que é um corte de cabelo, mas que é uma ferramenta para mudar o mundo para melhor.
“A nossa missão é oferecer uma experiência de vida para as pessoas. Todo mundo sente bem quando corta o cabelo num local agradável e tem um serviço de qualidade, elevando a autoestima”, diz o empreendedor, que continua fazendo treinamentos no Brasil inteiro, inclusive com os maiores nomes nacionais e internacionais no cuidado com o cabelo masculino.
E é assim que a barbearia Sr. Reis tem prosperado, servindo a necessidade do próximo com maestria, dedicação e amor. E quem assim serve, há de prosperar.