Cerejeiras foi uma das 10 cidades escolhidas para participar do Festival Gastronômico Rondônia Saboroso.
Na tarde desta segunda-feira, 08, aconteceu o encontro para apresentação e primeiro contato com os empresários do ramo restaurantes, hamburguerias, lanchonetes e petiscarias, cafeterias e confeitarias de Cerejeiras.
Anteriormente, em fevereiro, as associações comerciais e empresariais se reuniram remotamente para alinhamento e apresentação do projeto Festival Gastronômico, organizado pela FACER e incentivado Governo do Estado.
Com a presença da Chef Josi de Carvalho, de Porto Velho, uma das representantes do projeto Rondônia Saboroso, Chef Willian Aimar (este participou remotamente direto de Santa Catarina), e representantes da FACER e Governo de Rondônia, deram o pontapé inicial já com aula aos empresários de restaurantes e lanchonetes presentes na reunião.
O intuito de expandir e incentivar novos sabores locais, através do conceito Food Design que, segundo o Chef Willian “corresponde a um processo criativo que possibilita cada marca viabilizar suas visões e estratégias de produtos que carregam em si um conceito”.
A partir desta data até o dia do lançamento e execução do circuito, as empresas participantes terão a oportunidade de desenvolver novos produtos/propostas de sabores, em que os critérios para criação do prato para o festival devem ser: “inéditos e exclusivos; utilizar ingredientes da produção local (valorizar os produtores); utilizar produtos rondonienses”, afirmou Chef Aimar.
Os municípios de Rondônia que participarão do projeto serão ao todo serão 10, divididos em temporadas:
1ª temporada com lançamento e execução do circuito de 06 a 23 de julho:
Lançamento: 04/07 em Cerejeiras;
Lançamento: 05/07 em Cacoal;
Lançamento: 06/07 em Pimenta Bueno.
2ª temporada com lançamento e execução do circuito de 13 a 31 de julho:
Lançamento: 11/07 em Porto Velho;
Lançamento: 12/07 em Ariquemes;
Lançamento: 13/07 em Machadinho.
3ª temporada com lançamento e execução do circuito de 03 a 20 de agosto:
Lançamento: 31/07 em São Miguel;
Lançamento: 01/08 Jaru;
Lançamento: 02/08 Ji-Paraná;
Lançamento: 03/08 Ouro Preto.
A Presidente da ACIC Cerejeira, Cláudia Dutra, afirmou que esse evento será de grande importância para nosso município pois tem o intuito de valorizar a gastronomia local e alavancar os negócios, pois os inscritos no programa, terão acesso a Chef que irá ao seu estabelecimento, com aulas práticas e outras vantagens, como orientações quanto a embalagem do produto, uso de recipientes especiais, orientações não só para o festival mas para o crescimento do negócio, expandindo o turismo gastronômico em nossa cidade.
O Acompanhamento será remoto e presencial, até que em data posteriormente agendada, o Chef Willian e sua equipe estará em Cerejeiras visitando os estabelecimentos e preparando juntamente aos chefs locais os pratos que serão apresentados no Festival.